quarta-feira, 24 de junho de 2009

G2 - Rockstar



Desde os anos 60 a Guitarra é o sonho de muitos e muitos por ae, quem é que, por exemplo, nunca se imaginou tocando guitarra como se fosse Jimi Hendrix?

Partindo desse fato e buscando a união da tecnologia à criatividade, Rockstar é uma instalação multimidia que busca comunicação, interação e informação explorando os estímulos sensoriais.



Trata-se de um totem com uma tela mult touch que oferece opções musicais de artistas/bandas nacionais do rock anos 80. Haverá uma guitarra sem fio do guitar hero onde o usuário deverá (tocando) acertar uma sequência musical (simples) programada da música escolhida pelo próprio. A guitarra é programada para ser um controle MIDI e assim ela pode acionar esse sistema através de programas como o Pure Data ou Processing. O legal do Rockstar é que qualquer um pode se sentir um artista do rock mesmo sem saber tocar nada, usando os botões e simulando com movimentos o ato de tocar o instrumento, através do sensor de movimento (acelerômetro) usado para detectar as coordenadas X,Y e Z. A partir de regras já estabelecidas, o movimento pode acionar diferentes imagens e sons.




O objetivo da interação é acionar o vídeo clipe da música em questão. Conforme a pessoa "toca", faixas sonoras são associadas a animações divertidas transmitidas na tela. A interface planejada permite uma real sensação de intervenção.

O objetivo do projeto é a experiência lúdica-interativa, explorando as possibilidades de forma intuitiva, sem a influência dos códigos de comportamento dos adultos e o excesso de preocupação em saber como, porque, com o quê.
É essa intuitividade que buscamos explorar quando propomos algo que trabalha com o lúdico, o que é típico das instalações multimídias interativas. Para além da
informação ou conteúdo intrínseco, muitas vezes o que importa é a fruição do gesto, quando não de outros sentidos, e sua inter-relação com a arte, com as alegorias resultantes da interação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário